Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 996107999

Tempestade de meteoros visível no Brasil encerra mês de maio; veja o melhor horário

Segundo as previsões, a tempestade poderá ser observada parcialmente no Brasil, na madrugada entre esta segunda (30) e terça-feira (31), próximo às 2h15. Neste horário, a modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora.

O mês de maio vai terminar com uma bela tempestade de meteoros que promete encantar olhares de amantes da astronomia. Segundo as previsões, a tempestade poderá ser observada parcialmente no Brasil, na madrugada entre esta segunda (30) e terça-feira (31).

Conforme explicou o professor Rodolfo Langhi, do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru (SP), o fenômeno será melhor observado da América do Norte, como no México ou Estados Unidos, mas deve produzir um verdadeiro show de luzes em céus brasileiros.

  • Por volta da 0h desta terça-feira, deve ocorrer o primeiro “surto”, quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo cometa em 1892 e 1941. Para este “surto”, são esperados até 50 meteoros por hora;
  • O segundo surto deve ocorrer ainda na madrugada desta terça, no momento em que a Terra atingir a densa trilha lançada pela ruptura de 1995. Como esta será a primeira vez que atravessaremos esta trilha, não há muito consenso quanto ao horário exato em que isso ocorrerá, mas provavelmente próximo às 2h15, no mesmo momento em que estaremos atravessando a trilha deixada na passagem de 1979 do cometa. Neste horário, a modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora. Entretanto, considerando que em 1995 o cometa se partiu em várias partes, a intensidade deste surto pode atingir até dez mil, ou talvez, 100 mil meteoros por hora durante a máxima.
  • G1 Bauru

Deixe seu comentário:

Equipe

Facebook

Parceiros

Notícias

Brasil 61

Carregando...