Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 996107999

Relíquia de guerra, aeronave que originou Esquadrilha da Fumaça é atração no ‘Arraiá Aéreo’ em Bauru

 T-6 já foi utilizado em combate em diversos cenários como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia. — Foto: Adolfo Lima/TV TEM

Entre as exposições e as demonstrações de voos de aeronaves da esquadrilha da fumaça durante a sétima edição do Arraiá Aéreo, em Bauru (SP), um modelo específico vem chamando a atenção do público: O North American T-6, ou simplesmente T-Meia no Brasil.

A aeronave é uma das primeiras a ser utilizada pela Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952, para mostrar a perícia de aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) e estimular os novos cadetes, além de promover a cultura aeronáutica no país.

O modelo, responsável por formar uma grande geração de aviadores da FAB, chegou a ser produzido sob licença no Brasil, na região de Lagoa Santa (MG).

No sábado 11/06, durante a abertura do Arraiá Aéreo, que reúne duas festas tradicionais – O Show Aéreo e a Festa Junina – o T-meia que sobrevoou o céu de Bauru é um modelo de 1946, que, além da fumaça e do barulho, carrega consigo muita história por trás de suas asas.

Um avião monomotor, de trem de pouso convencional e retrátil com roda de cauda, o modelo T-6 é atualmente destinado à instrução e ao treino de pilotos, mas também já foi utilizado em combate em diversos conflitos como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia.

A denominação T6-Texan, pela qual o avião ficou famoso, só foi adotada pela Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Até então, suas versões tiveram várias designações de fábrica dos seus diversos utilizadores.

No Brasil, a nacele (cabine) do piloto foi modificada pelo piloto veterano da Segunda Guerra Mundial Pedro de Lima Mendes. O T-6 vinha causando muitos acidentes aéreos no Brasil, e em muitos deles o piloto não conseguia saltar por não conseguir expelir a nacele.

Vendo isso, Lima Mendes projetou um novo tipo de cabine para o T-6, enviando o protótipo para a North American, cujo modelo passou a ser usado no mundo todo.

Fonte G1 Bauru

Deixe seu comentário:

Equipe

Facebook

Parceiros

Notícias

Brasil 61

Carregando...