Proposta será analisada na sessão de segunda-feira 16/06/2025 e integra pauta com requerimentos sobre merenda escolar, uso de espaço público e moções de reconhecimento a ações sociais e militares

A Câmara Itápolis vai analisar projeto de lei nº 68/2025, de autoria do vereador Murilo Rossi (PRTB), que institui a campanha municipal permanente denominada “Divulga Pet”. Esse é um dos assuntos da sessão ordinária da segunda-feira (16), que começa às 18h30.

O objetivo da campanha é divulgar, de forma contínua, informações sobre animais acolhidos por protetores independentes, a fim de localizar seus tutores ou viabilizar sua adoção responsável.

A proposta reconhece o papel dos protetores como cidadãos que, voluntariamente, resgatam e cuidam de animais em situação de abandono ou vulnerabilidade, especialmente diante da ausência de um abrigo público municipal. Com a criação da campanha “Divulga Pet”, esses cuidadores poderão cadastrar os animais sob sua tutela junto à Prefeitura.

Segundo o texto, a divulgação dos animais será feita por meio do site e redes sociais institucionais da Prefeitura, além de emissoras de rádio, jornais locais e materiais impressos, como panfletos e cartazes. A Prefeitura também deverá manter um cadastro digital público, atualizado semanalmente, com os dados dos animais disponíveis para adoção ou devolução aos seus tutores.

Na justificativa do projeto, o vereador Murilo Rossi ressalta que a iniciativa busca fortalecer as políticas públicas de proteção animal no município, incentivando a adoção responsável, combatendo o abandono e promovendo o bem-estar dos animais. Ele também destaca que a medida tem baixo custo de implementação e alto potencial de impacto social.

E ainda na sessão de segunda-feira, os vereadores analisarão dois requerimentos de informações e duas moções de aplauso de iniciativa de diferentes parlamentares. As matérias abordam temas como alimentação escolar, uso de espaços públicos, segurança digital e valorização de jovens no serviço militar.

Um dos destaques da pauta é o requerimento de autoria do vereador Lourival Tomé (PL), que solicita à Prefeitura informações detalhadas sobre a merenda escolar servida na rede municipal, com foco na aceitação do frango como principal proteína. O parlamentar aponta que a forma de preparo do alimento tem gerado reclamações e desperdício, o que pode comprometer a qualidade nutricional e o aproveitamento da alimentação pelos estudantes. Ele questiona a existência de estudos técnicos, participação de nutricionistas no planejamento e se há pesquisa de satisfação junto aos alunos.

Em outro requerimento ao prefeito, Tomé busca esclarecer a situação atual do “Centro Comunitário Municipal de Educação e Esporte Integral”. Segundo o vereador, o espaço estaria em estado de abandono, sem segurança, com acúmulo de sujeira e possível risco à saúde pública. O documento questiona a Prefeitura sobre a destinação atual do imóvel, projetos de revitalização, frequência da limpeza, vigilância patrimonial e eventuais planos de reaproveitamento do local em benefício da comunidade.

Entre as moções previstas, destaca-se o reconhecimento encabeçado pelo presidente David Donatângelo (PP) e assinado pelos vereadores João Pirolla (Republicanos) e Marinho Almeida (Republicanos). A homenagem é direcionada aos deputados estaduais Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Marina Helou (Rede) pelo lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital Contra Crianças e Adolescentes, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A iniciativa é vista como um importante instrumento para enfrentar crimes virtuais que afetam o público infantojuvenil, promovendo políticas públicas, campanhas de conscientização e maior fiscalização das plataformas digitais.

A outra moção que será apreciada tem autoria inicial de Lourival Tomé, com assinaturas de João Pirolla, Marinho Almeida e Guilherme Hernandes (PP), que homenageiam o jovem atirador André Marchiori, do Tiro de Guerra de Itápolis. O reconhecimento se deve ao desempenho técnico do atirador, que desmontou um fuzil em apenas 12 segundos durante uma visita de orientação técnica da 2ª Região Militar. A moção enaltece o preparo e a disciplina do jovem, além de valorizar o papel do Tiro de Guerra na formação cidadã e cívica dos jovens itapolitanos.

No Expediente, a sessão terá apresentação e debates das indicações dos vereadores.

A sessão ordinária será na segunda-feira 16/06/2025, às 18h30, com transmissão ao vivo nas redes sociais YouTube e Facebook.
Jornalismo – Câmara Municipal