Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Evento ocorreu na Escola Lóide Portolani e reuniu vereadores, secretários e munícipes para apresentar dispositivos do Projeto de Lei Complementar nº 10/2025 e ouvir as demandas da população
▪O projeto de lei complementar que trata do Plano de Mobilidade Urbana foi o objeto da audiência pública realizada pela Câmara na noite de quinta-feira, 03 de julho 2025. Para captar melhor os interesses da população e coletar as demandas da sociedade, a audiência foi realizada na Escola Municipal Lóide Portolani, no Jardim 2000.
▪O encontro contou com a presença dos vereadores Murilo Rossi (PRTB), Mazinho Colombo (PL), Lourival Tomé (PL), João Pirola (Republicanos) e do presidente David Donatângelo (PP), além de representantes do Executivo, entre eles o Secretário de Segurança Pública, Antenor Bueno Júnior.
▪Também estiveram presentes munícipes, lideranças comunitárias e trabalhadores do setor de transporte.
▪Durante a apresentação técnica, foram destacados diversos dispositivos do projeto, como a hierarquização do sistema viário, a implantação de ciclovias e ciclofaixas, a melhoria do transporte coletivo, a revisão de rotas e subsídios tarifários, a fiscalização dos serviços e a regulamentação do transporte por aplicativos.
➡Acesse o formulário para demandas da população e texto do projeto
▪Entre os principais temas abordados estiveram:
• A proposta de instalar ciclofaixas ao longo do perímetro urbano, criando também sistemas de paraciclos;
• A restrição do trânsito de caminhões de grande porte na região central;
• A revisão das rotas e linhas de ônibus para atender melhor às necessidades da população, especialmente dos novos bairros;
• A necessidade de adequação legal para regulamentar o transporte por aplicativos, garantindo concorrência justa com os taxistas legalizados;
• A proposta de ampliação dos subsídios municipais para evitar aumento nas tarifas do transporte coletivo;
• A implementação de bicicletários em praças e pontos estratégicos da cidade;
• A preocupação com a segurança viária e a acessibilidade.
▪Taxistas presentes relataram as dificuldades enfrentadas com o transporte considerado por eles como clandestino e com a concorrência desleal, pedindo urgência na regulamentação dos aplicativos. O secretário Antenor respondeu aos vários questionamentos e informou que o projeto de lei de regulamentação já está pronto e será encaminhado à Câmara.
▪Vereadores ressaltaram a importância de manter tarifas acessíveis para os usuários do transporte coletivo, que em sua maioria são trabalhadores e estudantes. Foi destacada a necessidade de revisar a lei vigente para ampliar o percentual de subsídio, que atualmente é de até 85% do valor da tarifa.
▪O munícipe Fernando Tarallo atentou para a necessidade de um plano de ações que contemple o cronograma de execução das diretrizes e ações previstas no Plano de Mobilidade.
▪A população presente e os que acompanharam pelas transmissões ao vivo puderam encaminhar sugestões e questionamentos, reafirmando o papel da participação popular na construção de uma cidade mais justa e funcional.
▪A próxima etapa é a compilação das sugestões para que sejam analisadas pelos vereadores e, quando cabível, incorporadas ao projeto antes da votação final.
▪Você pode apresentar suas sugestões ou dúvidas a respeito do Plano de Mobilidade. Basta preencher o formulário disponível no site da Câmara na seção de consultas públicas.
Jornalismo Câmara