Inserção de eventos marcantes e concessão de títulos de Cidadão Itapolitano estão entre as matérias que serão debatidas e apreciadas pelos vereadores na sessão da Câmara de Itápolis, da segunda-feira (22/9), às 18h30.

O vereador Murilo Rossi (PRTB) é autor de projeto de lei que institui a Semana Municipal da Juventude, no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposta prevê a realização anual, no mês de agosto, de atividades culturais, esportivas e educativas voltadas ao protagonismo juvenil.

O segundo projeto é de autoria do Executivo e inclui no calendário oficial do município a Frutápolis – Feira de Tecnologia de Produção e Comercialização de Frutas de Itápolis, a ser realizada em abril. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura, promover inovação tecnológica, incentivar a agricultura familiar e projetar Itápolis como referência regional no setor.

A sessão de segunda-feira será também marcada por votações de propostas de concessão de títulos de “Cidadão Itapolitano”.

O presidente David Donatângelo (PP) é autor de três homenagens.

Na primeira, o presidente propõe a honraria ao médico neurologista Jorge Henrique Mello do Amaral, reconhecido pelo trabalho junto à saúde pública, APAE e entidades assistenciais.

A segunda proposta concede a honraria de Cidadão Itapolitano a Nivaldo Soares Moreira, empresário da área de eventos que, de acordo com o projeto, contribuiu para a valorização da Festa do Peão de Itápolis e o fortalecimento cultural e econômico do município.

A última proposta do presidente da Câmara homenageia Matheus Abdo Costa Calil, CEO da Viola Show, por sua atuação de destaque no setor de entretenimento, inclusive na Festa do Peão de Itápolis, e pela valorização da música sertaneja.

E o vereador João Pirolla (Republicanos) também é autor de projeto que concede o título de Cidadão Itapolitano a José Carlos dos Santos, conhecido como Mestre Negão da Capoeira. O homenageado é também servidor público e, de acordo com o projeto, tem relevantes serviços prestados na promoção da saúde, do esporte e da cultura em Itápolis.

Os requerimentos e as moções também estarão na Ordem do Dia.

Entre os requerimentos, o vereador Marinho Almeida (Republicanos) solicita informações ao Executivo sobre as ações de fiscalização de trânsito realizadas em 2025. O pedido busca detalhar a quantidade de multas aplicadas e a divisão entre autuações da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

No segundo requerimento, Marinho quer saber em que estágio está o processo do fim da intervenção da prefeitura na Santa Casa e se organizações sociais ou empresas foram consultadas para eventual futura gestão do hospital.

Entre as moções, Marinho Almeida parabeniza o grupo Amigas do Peito pela realização do evento “3ª Carneirada”, no dia 13 de setembro.

E no Expediente, a sessão terá indicações dos vereadores.

A sessão ordinária será na segunda-feira 22/09/2025, às 18h30.
Jornalismo – Câmara Municipal