Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 996107999

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, PLANO PLURIANUAL E SECRETARIAS ESTÃO NA SESSÃO DE 1º DE DEZEMBRO

A Câmara de Vereadores de Itápolis se reúne na última sessão ordinária do ano na segunda-feira, dia 1º de dezembro, às 19h. As sessões seguintes no mês de dezembro serão extraordinárias.
Planejamento Orçamentário
▪Os primeiros itens da pauta são os projetos de lei que tratam do planejamento orçamentário, a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 e o Plano Plurianual 2026-2029.
▪Antes da sessão, às 18h, haverá audiência pública para tratar do tema. O munícipe pode participar diretamente do Plenário, ou, se não estiver presente, pode deixar dúvidas, sugestões ou apontamentos nos chats das transmissões ao vivo nas redes sociais da Câmara.
▪O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. A versão a ser votada é que contempla os anos de 2026 a 2029.
▪A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades do governo municipal para o ano seguinte. A LDO funciona como uma ponte entre o Plano Plurianual (PPA) – que define ações de médio prazo – e a Lei Orçamentária Anual (LOA) – que distribui os recursos para execução.
Criação de Secretarias
▪Ainda na sessão de 1º de dezembro, os vereadores avaliarão proposta do Executivo de criação de duas secretarias: Planejamento e Políticas Públicas e a secretaria de Turismo e Negócios, que se desmembra da Secretaria de Cultura.
▪De acordo com o projeto de lei, a Secretaria de Planejamento e Políticas Públicas será responsável por coordenar o planejamento estratégico do município, integrando as políticas públicas e monitorando resultados de gestão, com foco em eficiência, transparência e sustentabilidade.
▪Já a secretaria de Turismo e Negócios, de acordo com a proposta, terá a missão de promover o turismo e fomentar o ambiente de negócios, atraindo investimentos e fortalecendo a economia local.
▪De acordo com a justificativa do Executivo, a criação de uma unidade de planejamento de políticas públicas atende recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
▪Além disso, o desmembramento da antiga Secretaria de Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia em pastas específicas de Cultura e Eventos e Turismo e Negócios busca dar maior especialização e foco às políticas públicas.
Amigos da Escola
▪O projeto de autoria parlamentar na pauta é de autoria do vereador Professor Luciano Boi (Podemos) e institui o Programa Municipal de Parceria “Amigos da Escola”, com o objetivo de incentivar a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada para a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal. A proposta permite que empresas adotem total ou parcialmente unidades escolares, contribuindo com doações de bens, serviços de manutenção, reformas, atividades culturais, esportivas e projetos pedagógicos, sem interferir na gestão administrativa ou pedagógica das escolas. A adesão dependerá de aprovação da Secretaria Municipal de Educação, que coordenará e fiscalizará todas as ações realizadas pelas empresas participantes.
▪O texto ainda fixa que as parcerias podem durar dois anos e também cria um incentivo fiscal de até 70% de desconto no IPTU para empresas adotantes, conforme o valor investido e comprovado nas escolas.
▪Segundo o autor, as mudanças buscam fortalecer a participação social e valorizar a iniciativa privada que contribui com a educação pública, estimulando novas adesões e reconhecendo o papel das empresas no aprimoramento da infraestrutura e das oportunidades educacionais do município.
▪A sessão terá também requerimentos e indicações dos vereadores.
▪A jornada de segunda-feira, dia 1º de dezembro, é dupla na Câmara Municipal. Às 18 horas, audiência pública do PPA e LDO. Em seguida, às 19h, sessão ordinária.
Jornalismo – Câmara Municipal

Deixe seu comentário:

Equipe

Facebook

Parceiros

Notícias

Brasil 61

Carregando...